A Esko Software Platform faz o Packaging Simplified (embalagens simplificadas)

Gent (Bélgica), 23 de março de 2016 – A Esko (www.esko.com) atualizou completamente suas soluções de software e as relançou com a marca “Esko Software Platform”. É a próxima versão do famoso portfólio de soluções integradas de software para design, pré-impressão, automação de fluxo de trabalho, gerenciamento de cor e colaboração da cadeia de suprimentos utilizada para embalagens, rótulos, expositores e sinais.

A Esko Software Platform ganhou novas capacidades e proporciona uma experiência única de usuário.  A gama completa de inovações e integrações da Esko Software Platform será demonstrada pela primeira vez na drupa 2016, cuja programação vai de 31 de maio a 10 de junho, em Düsseldorf.

Entre os destaques do lançamento da Esko Software Platform na drupa, temos:

• Mais módulos de software à disposição em forma de Software as a Service (SaaS) e assinaturas;
  • Maior compatibilidade com 3D, principalmente para visualizar objetos no WebCenter e nos dispositivos móveis;
  • Um novo módulo de Content Management (gestão de conteúdo) para WebCenter;
  • ArtPro+, editor de pré-impressão em PDF nativo totalmente novo da plataforma independente.
  • Novas ferramentas e bibliotecas para design POP multi-partes em ArtiosCAD 16;
  • Interface Planogram para Store Visualizer 16;
  • Novo conjunto de ferramentas automáticas de garantia da qualidade no Automation Engine;
  • Integração de hardware no fluxo de trabalho (Automation Engine Device Manager) da Esko;
  • Experiência de usuário melhorada em todos os aplicativos.

A produção de rótulos, embalagens, sinais e expositores está cada vez mais complexa. Os proprietários de marcas querem vender mais e melhores produtos, levando-os ao mercado mais rápido. Isto leva a uma variação maior nas famílias de produtos, já que todos precisam de rótulos e embalagens, bem como uma variedade maior de pontos-de-compra e outros sinais. Esses materiais precisam ser produzidos em ciclos de produção cada vez mais curtos, em prazos cada vez menores, levando em conta, também, a pressão causada pelos requisitos regulatórios e de conformidade da marca.

Para os fabricantes de gráficos de rótulos, embalagens, sinais e expositores, esse aumento na complexidade leva ao uso mais intensivo de uma mistura de tecnologias de impressão, mais frequentemente incluindo impressão digital. Além disso, as empresas de produção enfrentam a escassez generalizada de operadores de pré-impressão e impressão experientes. “Em conversas com outros clientes, ouvimos a premência por mais flexibilidade operacional com curvas de aprendizado mais curtas, mais rapidez na chegada ao mercado e maior produtividade”, diz Bernard Zwaenepoel, Senior VP de Software da Esko. “Com o lançamento da Esko Software Platform, a Esko demonstra seu comprometimento com os clientes, ao desenvolver o Packaging Simplified“.

Esko Software Platform: uma abordagem nova para facilidade de uso e flexibilidade

“Transformar nosso portfólio de software em uma plataforma integrada é nossa resposta às formas variáveis que os clientes preferem para comprar, utilizar e gerenciar software e licenças, independentemente de ser uma grande corporação global com muitos locais de produção ou uma pequena loja familiar”, explica Zwaenopoel. “A Esko Software Platform facilita o trabalho dos clientes para acrescentar capacidade e funcionalidade à medida que mudam suas necessidades. Enquanto os clientes se concentram no controle de custos e na otimização da produtividade, a Esko assegura uma solução integrada de ponta a ponta que proteja seus investimentos e ajude-os a crescer.”

Na nuvem ou nas instalações da sede: você escolhe

A Esko Software Platform pode ser utilizada nas instalações da empresa ou na nuvem e pode ser comprada com uma licença tradicional ou um modelo de assinatura flexível. No seu produto na nuvem, a Esko criou uma série de soluções Software as a Service (SaaS) atraentes:

• A Esko Share & Approve Service WebCenter é uma ferramenta prática completa de aprovação baseada na web no WebCenter;
  • O Cape Pack 16 transforma os serviços de paletização em um modelo de SaaS. Os relatórios customizáveis contêm visualizações em 3D interativas de soluções logísticas e são armazenados na nuvem para facilitar o compartilhamento entre todas as partes interessadas;
  • As publicações WebCenter, MediaBeacon, ArtiosCAD Enterprise e Online Editing com CHILI também estão disponíveis no modelo SaaS.

Zwaenepoel comenta: “Com o modelo SaaS, a Esko hospeda e gerencia os serviços. Os clientes optam pela solução de que precisam e administram suas empresas sem aumentar as despesas gerais com TI e sem o potencial complexidades que os upgrades trazem. Quando usarem o Esko Software Subscriptions, os clientes também podem se beneficiar de mais flexibilidade. Por exemplo: nos picos de demanda, as assinaturas simplificam, adicionando mais licenças de software. Os clientes já podem gerenciar melhor os fluxos de caixa e os custos operacionais. Com esse nível de flexibilidade, oferecemos realmente Embalagens simplificadas“.

Uma plataforma para criação automática de ilustrações

A Esko está lançando um novo módulo de Content Management para WebCenter. Esse módulo habilita impressores e conversores a expandir suas ofertas relacionadas com serviços ilustrações. O software inclui um processo controlado e automático de atualização das ilustrações existentes e de criação de múltiplas variações de um único produto. Todas as partes interessadas usam um banco de dados comum, colocando automaticamente textos e outros conteúdos regulatórios nas ilustrações para assegurar a conformidade. Esta solução também cumpre a norma global GS1 para comunicação de conteúdos de embalagens. Automatizando o processo de criação de ilustrações, as empresas se beneficiam de uma redução no tempo de chegada ao mercado de 50%, com um custo menor em 30%, ao mesmo tempo reduzindo o risco de reclamações por conteúdos imprecisos. O novo WebCenter 16, combinado com ferramentas Dynamic Content no Adobe® Illustrator®, é um salto gigantesco na criação automática de ilustrações de embalagens.

Uma plataforma de gestão de ativos digitais

Um número cada vez maior de ativos digitais está sendo produzido na cadeia de suprimentos de embalagens. Esses ativos precisam ser compartilhados com departamentos de marketing ou precisam fazer parte de gestão de informações sobre conteúdos ou produtos. E mais: os ativos de mídia enriquecidos também precisam ser incluidos (vídeo, por exemplo).  A MediaBeacon atende a essa necessidade. Integrando o sistema MediaBeacon DAM da Esko com o WebCenter, é possível colocar os ativos à disposição na versão certa, no tempo certo, para os interessados certos no fluxo de trabalho da embalagem. Essa integração dá suporte a um design melhor, ajuda a proteger a integridade da marca, assegura a conformidade regulatória e agiliza a chegada do produto ao mercado. O escopo completo de recursos e benefícios da MediaBeacon será demonstrado no estande da Esko na drupa.

Uma plataforma de aprovação e colaboração da cadeia de suprimentos

O WebCenter é o portal do cliente que dinamiza as atividades de especificação e design durante a produção. Os usuários compartilham arquivos com todos os interessados para aprovação e colaboração. Na nova versão, eles podem visualizar designs em 3D, incluindo efeitos de transparência e acabamento de impressão, usando um navegador padrão da web em um computador de mesa ou dispositivo móvel. WebCenter 16 baseia-se nas últimas tecnologias da web para uma experiência de usuário aprimorada, facilidade de utilização móvel e recursos de busca significativamente mais rápidos.

Uma plataforma de design para embalagens, rótulos, sinalização e expositores

O ArtiosCAD 16 torna mais simples, inteligente e produtivo o design e a pré-produção de embalagens multi-partes e expositores POP, evitando adivinhações, desperdícios e erros. As ferramentas de layout empregam clipes e ganchos em 3D utilizados nas lojas. Elas também abrigam automaticamente partes da produção nos materiais certos. Para produtores de sinais e expositores, o ArtiosCAD 16 oferece acesso a uma extensa biblioteca on-line de modelos de design paramétricos testados. As conversoras de sinais e expositores utilizam esses designs para produzir designs complexos com mais facilidade e rapidez, eliminando a necessidade de expertise em design 3D.

O Studio 16 agora acrescenta a funcionalidade 3D ao fluxo de trabalho de embalagens do Adobe® Illustrator®. O software inclui ferramentas para selecionar materiais e aplicar efeitos de impressão. Também combina diferentes formatos em composições 3D, incluindo efeitos de luz e sombra realísticos. Os usuários já podem compartilhar ou exportar designs em 3D para pack shots de alta resolução. Criar essas ilustrações para apresentações ou campanhas elimina a necessidade de criar ilustrações de embalagens separadamente em outro software.

O Store Visualizer 16 agora integra-se aos sistemas de planograma para criar e preencher visualmente lojas virtuais em 3D incríveis em minutos em vez de dias. O software é capaz de exibir códigos de barras; preços e outros metadados associados com cada um dos produtos importados, e é ideal para uso no planejamento da loja e no gerenciamento da categoria. O Studio Store Visualizer, desenvolvido em conjunto com a VTales, torna bem mais fácil para o usuário criar e testar designs de embalagens e reduzir, afinal, o tempo de chegada ao mercado.

Uma plataforma de Controle de Qualidade

“A Esko incluiu tecnologias de nossa parceira Global Vision e de nossa subsidiária Enfocus para eliminar as revisões manuais que tomavam muito tempo”, disse Zwaenepoel. “As ferramentas automáticas de verificação da qualidade permitem que nossos clientes processem mais trabalhos com o mesmo número de pessoas e com menos erros”. Esta inovação oferece tranquilidade e resolve a falta de operadores habilitados que muitas empresas estão enfrentando”.

As ferramentas de controle de qualidade da Global Vision estão incluídas no Automation Engine 16. Os recursos agora disponíveis do fluxo de trabalho automatizado incluem corretor ortográfico e verificação automática de códigos de barra e Braile em relação a um perfil aprovado. A verificação de qualidade é executada como um processo de fundo e resulta em um arquivo de design anotado e visualizável para Automation Engine, WebCenter e no ArtPro+. Com isto, os erros são detectados mais depressa, com uma revisão sistemática.

A Esko Software Platform ainda apresenta a funcionalidade exclusiva Packaging Preflight, baseada na tecnologia da Enfocus. As verificações do preflight são aplicadas ao conteúdo interno da linha de molde, ignorando qualquer informação externa da linha de molde (como legendas ou faixas de controle). Itens técnicos, entre outros não ligados a impressão, como envernizamento e estampagem, também podem ser excluídos da operação de preflight. Assim, assegura-se que os trabalhos sejam verificados apenas quando apropriado e elimina-se todo o feedback irrelevante do relatório de preflight, proporcionando maior eficácia no preflight automático e em todo o fluxo de trabalho.

Uma plataforma dedicada à pré-impressão de embalagens

Zwaenepoel se concentra em duas soluções que a Esko oferece para editar e preparar desenhos gráficos para a produção. Primeiro o DeskPack, a famosa família de plug-ins para Adobe® Illustrator® e iPhotoshop®, e em segundo lugar o ArtPro+, um editor inovador que roda tanto em PC quanto em Mac.

ArtPro+ é um novíssimo editor de pré-impressão que apresenta a mais nova arquitetura de 64-bits e é um 100% nativo em PDF.  O ArtPro+ tem uma interface de usuário exclusiva e intuitiva com uma roda seletora de ferramenta software que oferece ao usuário acesso instantâneo às ferramentas certas sempre que estiver trabalhando no projeto. “É tão fácil de usar”, explica Zwaenepoel. “As informações são exibidas onde e quando você precisar delas.  Essa interface de usuário contextual remove toda a desordem da tela. Só na economia de tempo com o treinamento do operador já é possível ganhar 28%. Os usuários sempre relatam maior eficiência e rapidez de entrega quando utilizam o novo editor. O ArtPro+ está disponível em toda a base instalada como um upgrade no contrato de manutenção de ArtPro e do PackEdge.

DeskPack e ArtPro+ foram projetados para gerar uma integração direta com o Automation Engine 16. O caminho a seguir na pré-impressão hoje em dia é automatizar as tarefas de impressão banais e repetitivas com o Automation Engine e limitar o trabalho do editor com o DeskPack ou o ArtPro+ a tarefas específicas e verificações da qualidade. As operações de pré-impressão desta forma resultam em 40% a mais de trabalhos executados com o mesmo número de profissionais.

Com o novo módulo Device Manager do Automation Engine, as linhas de produto de hardware da Esko (mesas Kongsberg e formadores de imagens em chapas flexo CDI) são conectadas e integradas a um fluxo de trabalho de pré-impressão. O Device Manager coloca todo o controle operacional desses dispositivos nas mãos do operador de pré-impressão.

Uma plataforma de padronização de impressões flexo

As conversoras flexo estão sendo pressionadas para imprimir um número cada vez maior de trabalhos de ciclo curto por turno. No entanto, configurar uma prensa de impressão para um trabalho novo consome uma quantidade substancial de tempo, primeiramente para lavar, e gasta tinta e tintas-sobre-materiais quando volta à cor. Uma grande parte da capacidade de impressão fica presa no tempo de configuração da prensa. Muitas prensas flexo só têm 40% do tempo produtivo.

A solução para liberar a capacidade da prensa flexo e manter as prensas funcionando é evitar completamente a lavagem da prensa entre trabalhos. Isto é feito padronizando-se a prensa de impressão em ajustes fixos de tintas - um ajuste de tinta estendido de 5, 6 ou 7 cores e trabalhos de impressão com essa paleta de tintas fixas. Equinox é uma solução de paleta de cor fixa ou impressão de gama estendida. A Equinox é fácil de utilizar e faz parte integrante da Esko Platform Software.

Zwaenepoel comenta: “O Equinox ajuda a reduzir em 34% o desperdício de impressão por trabalho e proporciona uma economia de tinta de 25% na embalagem flexível Além disso, os benefícios são ainda maiores: o tempo de troca da prensa flexo é cortado pela metade, um ganho no tempo de produção que vai imediatamente para a conclusão. Mais uma comprovação do impacto do Packaging Simplified“.

Desenvolvimento contínuo

Zwaenepoel conclui: “Dezenas de anos em desenvolvimento de software foram incorporados à Esko Software Platform, e temos orgulho de apresentar essa nova e importante versão na drupa. Sua melhoria contínua em funcionalidade, interconectividade e experiência de usuário foi projetada e planejada para resolver os principais desafios na indústria a que atendemos, com o objetivo final de maximizar a lucratividade da produção para os nossos clientes.

Estamos ansiosos para receber os visitantes da Esko na drupa. Nossa equipe ficará contente de explicar como a nova Esko Software Platform os ajudará a cumprir as metas de negócios, de hoje e de amanhã”.

Prática

A Esko Software Platform será lançada e demonstrada na drupa 2016 e lançada no comércio no início de junho de 2016. Milhares de clientes Esko com contrato de manutenção terão direito a receber os upgrades do software que usam. Eles se beneficiarão por trabalhar com esse upgrade importante à medida que o software for implantado pelas equipes de atendimento regionais de software da Esko. Treinamento on-line e ferramentas de suporte como a Esko Knowledge Base prestarão assistência às instalações e simplificarão essa implantação no mundo todo.