Plasmar ganha eficiência e qualidade com a adoção do Equinox, da Esko. - Esko

Plasmar ganha eficiência e qualidade com a adoção do Equinox, da Esko

A tecnologia de impressão em gama estendida permite que o convertedor colombiano de embalagens plásticas flexíveis atenda a um maior número de pedidos com mais agilidade e resultado superior.

Quando a Plasmar entrou em contato com o time da Esko na Colômbia, os desafios do projeto estavam bem definidos. O foco era eliminar as trocas de máquinas para cada tipo de trabalho e imprimir mais trabalhos com cores especiais com apenas 7 tintas fixas. Sabia-se também que o resultado final estava atrelado a várias etapas do processo, como escolha das chapas, tintas, dupla-face e anilox; pré-impressão; e lineaturas e pontos.

Mas havia ainda um desafio subjetivo a ser vencido: a resistência dos operadores e da própria empresa em acreditar na eficiência e viabilidade do sistema de impressão em gama estendida da Esko. “Era um problema de cultura que permeava toda a organização. Se conhecêssemos a flexografia como conhecemos hoje, diríamos: é fácil! Só que havia estigmas gerados pelos próprios colaboradores da empresa e pela organização; eles simplesmente não acreditavam que uma ferramenta poderia eliminar as mudanças de máquina e imprimir trabalhos com muitas cores especiais com apenas sete tintas”, lembra Andres Villegas, Diretor da Área Gráfica da Plasmar.

Assim, desafio dado, desafio aceito. O time da Esko na Colômbia iniciou na Plasmar o projeto de gama estendida Equinox, em 08/2016. Em apenas 6 meses, o sistema já estava rodando com 100% de eficiência. “Todos os fatores técnicos mencionados implicavam no resultado, já que o êxito da implantação da gama estendida está justamente na seleção de todos estes aspectos e na proliferação da cultura Equinox na corporação”, pondera Villegas.

Como comprovado por toda a empresa, o Equinox impactou positivamente em diversos aspectos do trabalho da Plasmar. O principal deles foi melhorar, significativamente, a qualidade da impressão, mesmo em altas tiragens, diminuindo as variações de resultado, graças à tecnologia Pixel Plus e às tramas mais finas. “Os resultados tiveram um reflexo direto e imediato na satisfação de nossos clientes”, celebra Villegas. A tecnologia permitir o aumento da velocidade de impressão foi outro ponto celebrado pela Plasmar, com a adoção do Equinox da Esko, e justificado pela facilidade da impressão. Por sua vez, o desperdício de materiais na etapa de acerto de máquina foi drasticamente reduzido e a partir de um acerto inicial se tornou mais fácil, tanto no registro como na aproximação das chapas ao material, resultando em maior uptime das impressoras.

Outro aspecto positivo lembrado por Villegas é a redução do tempo de montagem que se limita à troca das camisas. “Ao diminuir o tempo de montagem e aumentar a velocidade de impressão, automaticamente aumentamos a eficiência da impressora como um todo, ou seja, imprimimos mais trabalhos e conseguimos atender a novos pedidos.” Segundo o executivo, todas estas mudanças positivas também impactam em economia e aumento de competitividade. Villegas lembra ainda que a combinação de altas lineaturas com os BCM, propiciada pelo Equinox da Esko, permite utilizar menos tinta, com uma grande cobertura. “Uma economia importante no final do dia quando vamos comprar mais tintas.”

Compromisso Plasmar com o mercado

A sinergia da Plasmar com o sistema Equinox da Esko é justificada pelo compromisso da empresa em oferecer sempre o melhor para os seus clientes. Desde 1985, a Plasmar se orgulha de produzir embalagens plásticas flexíveis com qualidade, que garantam a competitividade das grandes marcas colombianas nos mercados local e internacional.

Instalada em uma moderna planta em Medellín, a Plasmar emprega mais de 300 colaboradores e tem uma capacidade instalada de transformação de 800 toneladas/mês de resinas termoplásticas. “Também nos orgulhamos de uma produção totalmente horizontalizada, que vai desde a extrusão do filme, passando pelas etapas de laminação, corte, pré-impressão, impressão e selagem”, lembra Andres Villegas, da Plasmar.

Toda esta estrutura permite que a Plasmar atenda a diferentes mercados, com ênfase às indústrias de alimentos, higiene pessoal e limpeza doméstica. A empresa também se dedica a nichos de mercado, como o de embalagens para flores, produzidas com diversos materiais e acabamentos diferenciados.

Redução de custo e aumento de competitividade com o Equinox

O Equinox, da Esko, permite converter cores especiais em CMYK e oferece a opção de impressão em gama estendida. “Dependendo do tipo de impressão e dos requisitos de cor do cliente, um conjunto fixo de tintas CMYK + OGV (Laranja, Verde e Violeta) poderá substituir até 90% das cores especiais, eliminando a necessidade de tintas especiais, lavagens e set up de máquina”, explica Marcos Cardinale, gerente de Marketing da Esko América Latina.

A adoção do Equinox garante a facilidade em trabalhar com o conjunto de tintas, estendido ou padrão, que melhor atende às necessidades dos serviços. Com ele também é possível prever toda a gama de cores que será utilizada e saber a precisão que será alcançada com qualquer conjunto de tintas, levando às melhores escolhas. “A tecnologia de gama estendida garante impressões mais rápidas e com excelente qualidade, além de diminuir os custos. O Equinox é a solução para implementar a impressão em gama estendida”, pontua Cardinale.

Em termos práticos, o Equinox permite que as impressões flexográficas sejam realizadas com um conjunto fixo de 7 tintas, eliminando a necessidade de até 90% das tintas de cores especiais. Com isso, há economia de tintas e chapas, além da redução de tempo ocasionada pela mudança de trabalhos, lavagens e set up de máquina, resultando em maior uptime das impressoras, o que permite ao convertedor atender a mais pedidos e clientes. Além disso, é possível juntar trabalhos diferente na mesma tiragem, maximizando ainda mais o uptime. Cardinale completa: “Os convertedores de embalagem têm que estar preparados para atender a esses desafios com eficiência, tempo reduzido e custos competitivos.”