Sistema Esko de automatização e padronização de produção de chapas conquista a italiana Inci-Flex - Esko

Em comemoração ao seu 20o aniversário, a Inci-Flex apresenta um processo de produção de chapas revolucionário e totalmente automatizado que garante qualidade, padronização e produtividade.

São Paulo (Brasil), Agosto 2017 – A longa parceria entre a Esko (www.esko.com) e a Inci-Flex, uma empresa de pré-impressão em flexografia e rotogravura localizada em Fisciano, Itália, baseia-se na confiança nas soluções Esko. A empresa italiana sempre foi pioneira na adoção de novas tecnologias totalmente alinhada ao compromisso da Esko com o desenvolvimento de tecnologias inovadoras. A Inci-Flex é especializada na produção de chapas de impressão para embalagens flexíveis e rótulos, para alimentos e bebidas, entre outros setores. Para garantir a alta qualidade das chapas, a empresa se mantém permanentemente atualizada com as tecnologias mais inovadoras.

O departamento de chapas da Inci-Flex possui quatro CDIs com tamanho de imagem de 5080, uma mesa de corte Kongsberg com Digital Flexo Suite e todos os softwares de pré-impressão estado da arte da Esko (incluindo PackEdge, ArtPro, Plato, DeskPack, Studio, Automation Engine, Imaging Engine e Color Engine). Quando a Inci-Flex instalou a primeira CDI Crystal 5080 XPS da Esko, ela definitivamente se diferenciou no mercado. Ao invés de produzir uma chapa flexográfica a partir de nove etapas manuais, a solução permite criar chapas de forma mais rápida, sem intervenção humana. A automação da imagem digital e a exposição à luz LED UV melhora a consistência, a velocidade de processamento e facilita seu uso; há mais tempo livre para o operador e há redução na manutenção do equipamento flexográfico.

Celebrando a história com olhos no futuro

Em um evento para comemorar os seus 20 anos, a Inci-Flex enalteceu a parceria com a Vianord e com a Esko. “Ao garantir a automação do processo com a CDI Crystal 5080 XPS, a Esko e nosso novo parceiro Vianord, possibilitaram que desenvolvêssemos um processo linear”, explicou o Diretor Vincenzo Consalvo. Segundo ele, a parceria resultou na Smart Bridge (Ponte Inteligente). “A chapa começa sua jornada no sistema Crystal e acaba na unidade de processamento Vianord Evo 5. Uma vez colocada na CDI, a chapa não é tocada até que o processo esteja finalizado. Com este sistema, um processo que tinha nove etapas, tem agora apenas uma, sem intervenção do operador.”

Consalvo completa: “Os três parceiros – Esko, Inci-Flex e Vianord – utilizaram suas competências e know-how e trabalharam duro, por muitos anos, para criar esta solução completa. Não foi uma tarefa fácil, mas ela garante exatamente o que precisamos: automação completa no processo de produção de chapas. E o processo não apenas reduz o tempo de produção, mas ajuda nosso negócio a crescer e nos adaptar à demanda do mercado, atendendo aos desafios propostos por nossos clientes e produzindo as melhores chapas.”

O diretor da Inci-Flex está convicto de que “a automatização do processo de produção das chapas e sua padronização é a única forma de aumentar a eficiência e reduzir os custos, requisitos básicos hoje para manter-se competitivo”.

Sobre a Esko (www.esko.com)

O conceito Packaging Simplified (Embalagem Simplificada), da Esko, ajuda os clientes a produzirem a melhor embalagem para bilhões de consumidores. O portfólio de produtos da Esko suporta a gestão dos processos de embalagem e impressão para brand owners, varejo, designers, agências, fabricantes de embalagem e convertedores. Nove em cada 10 embalagens presentes no varejo usam soluções Esko, seja de gerenciamento de embalagem, asset management, criação de arte, design estrutural, pré-impressão, visualização 3D, produção de chapas flexográficas, automação de fluxo de trabalho, controle de qualidade, produção de amostras, paletização, colaboração na cadeia de suprimento e/ou produção de materiais de sinalização e displays de PDV.

As soluções da Esko incluem diversos softwares e duas linhas de hardware: gravadora de chapas flexográficas computer-to-plate CDI e os sistemas de acabamento e corte digital Kongsberg, são complementados com serviços altamente especializados, treinamento e consultoria.

Fazem parte ainda da família Esko, a Enfocus que oferece soluções em automação e ferramentas PDF de controle de qualidade para gráficas, editoras e designers gráficos, e a MediaBeacon, com soluções de digital asset management (DAM). Ao todo são 1.500 colaboradores em todo o mundo e sua sede está localizada em Gent, Bégica.

A Esko é uma empresa Danaher (www.danaher.com).